Macarrão sem glúten

Macarrão de abóbora sem glúten com gorgonzola, bacon e sálvia

Mime as pessoas que não comem glúten em sua vida com macarrão de quinoa assado em um molho de gorgonzola de abóbora e mussarela com bacon e sálvia frita.

Na verdade – estrague todos na sua vida com este prato, e não apenas sem glúten. Porque a massa de quinoa é a bomba. Especialmente quando envolto em molho de abóbora, picado com pedaços de bacon e coberto com sálvia frita.

Macarrão sem glúten em uma abóbora cremosa e molho de queijo

Macarrão sem glúten

Eu falei sobre minha leve intolerância ao trigo algumas vezes neste blog. Mas, para muitos de vocês que estão pesquisando todas as receitas aqui nas quais o trigo é um ingrediente básico, pode ser uma surpresa. Relativamente falando para a maioria das famílias do nosso tamanho, passamos por muita farinha de trigo.

E por “muito”. .. Eu guardo o material em um recipiente de 14 litros que é reabastecido a cada 10 dias. Boa parte dessa farinha é consumida enquanto eu elaboro as receitas deste blog. Mas também acredito genuinamente em cozinhar do zero o máximo possível.

Para mim, isso significa que pão caseiro , bolachas , tortilhas e pizza são essenciais. Você raramente encontrará seus contrapontos comprados em lojas em nossa casa. O que você vai encontrar em nossos armários na maioria das vezes é uma caixa ou duas de massas.

Minha boa amiga Judy é uma rainha da fabricação de massas, que recentemente me inspirou a fazer alguns lotes do zero. Massas caseiras são deliciosas, principalmente as dela. Mas não estou pronto para abandonar a conveniência de uma caixa de macarrão, especialmente quando é feito de algo que não seja trigo. Porque…

Farinha de trigo e eu nem sempre estamos em boas condições.

Posso passar meses sem ser incomodado pela farinha de trigo, desde que limite minha ingestão. Mas, de vez em quando, por razões ainda desconhecidas para mim, trigo decide que estamos não amigos e lança um ataque. Sabendo que isso pode acontecer, sou um grande fã do uso de massas sem glúten – se tiver gosto de massa.

macarrão sem glúten em uma abóbora cremosa

Eu experimentei várias variedades de massas sem glúten sem base de trigo ao longo dos anos e, na maioria das vezes, acho “muito bom para massas sem glúten”. Então eu tenho que me perguntar – é “muito bom” vale a pena?

Minha biografia no facebook diz: A vida é curta demais para comer comida ruim , e eu quero dizer isso. Quando se trata do equilíbrio entre saúde e bom gosto, quero que tudo o que ponho na boca valha a pena.

Esta massa de abóbora sem glúten vale a pena.

receita de macarrão sem glutém

A massa orgânica sem glúten que usei para fazer este prato é à base de quinoa, o que significa que é consideravelmente maior em proteínas e fibras do que as massas tradicionais à base de trigo. Mas, o mais importante – ele tem o sabor e a consistência de uma boa massa

A massa é então revestida com um purê de abóbora assada, mussarela fresca e gorgonzola, misturada com pedaços de bacon, coberta com mais mussarela e assada. Logo antes de servir, frite algumas folhas de sálvia na manteiga até ficarem crocantes e deliciosas e jogue-as por cima.

Abóbora + gorgonzola + bacon + sálvia = ❤️ ❤️ ❤️

Este pasta bake aumenta ou diminui com facilidade.

Esta receita serve 12, mas facilmente aumenta ou diminui. O prato de alguma forma consegue ser rústico e elegante, tornando-o perfeito para jantares familiares e jantares casuais.

Fazendo o jantar para uma família de 4? Corte a receita ao meio e asse em uma assadeira de 20 a 30 cm. Hospedando uma festa natalícia? Duplique ou triplique a receita. Ao fazer o purê de abóbora no processador de alimentos, misture em lotes.

Você também pode montar o prato inteiro com antecedência, guardando-o na geladeira por até 24 horas antes de assar.

Macarrão de abóbora sem glúten com gorgonzola, bacon e sálvia

macarrão de abóbora sem glúten com gorgonzola, bacon e sálvia

INGREDIENTES
  • 1.360 gramas (aproximadamente 5 xícaras) de abóbora, descascadas e cortadas em cubos de 1 polegada
  • 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
  • sal e pimenta
  • 460 gramas de massas sem glúten quinoa Massa
  • 2 ovos grandes, ligeiramente batidos
  • 8 onças queijo gorgonzola + 2 onças para cobertura
  • Mussarela fresca de 1 lb (16 oz)
  • 3/4 de xícara de leite integral
  • 1 1/2 libras de bacon cortado grosso, cortado em pedaços de 1/2 polegada
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola amarela média, picada
  • 1 colher de chá de alho picado
  • 1 colher de chá de pimenta vermelha esmagada
  • Pitada de noz-moscada e pimenta de Caiena (1 / 8-1 / 4 colheres de chá de cada)
  • 1 colher de chá de sal e pimenta
  • 2 1/2 xícaras de caldo de galinha
  • 250 gramas de mussarela, desfiada
Para as folhas de salgada fritada:
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 molho de sálvia fresca
Modo de Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 400 graus. Unte com manteiga uma assadeira de 15 cm e reserve.

2. Misture a abóbora com azeite e cerca de 1 colher de chá de sal e pimenta. Espalhe em uma única camada em uma assadeira e asse até ficar macio, aproximadamente 30 minutos. Deixe esfriar por 15 a 20 minutos.

3. Encha uma panela grande com água, adicione uma colher de sopa de sal e deixe ferver em fogo alto. Cozinhe o macarrão até ficar levemente mal passado – cerca de 7 minutos. Escorra em uma peneira e enxágüe com água fria para interromper o cozimento.

4. Em um processador de alimentos, adicione a abóbora, ovos, gorgonzola, mussarela fresca e leite. Processo até ficar homogêneo, cerca de 1 minuto.

5. Aqueça uma panela grande em fogo médio e adicione o bacon. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até o bacon ficar crocante, mas não queimado. Retire o bacon da panela com uma escumadeira em um prato coberto com duas camadas de papel toalha.

6. Despeje todos, exceto 1 colher de sopa de gordura de bacon da panela. (Não derrame gordura de bacon no ralo. Despeje em uma tigela, deixe esfriar e, em seguida, raspe-a no lixo.)

7. Adicione 1 colher de sopa de manteiga à gordura do bacon e aqueça em fogo médio até derreter. Adicione as cebolas e cozinhe, mexendo sempre, até ficarem macias e translúcidas. Adicione o alho, a pimenta vermelha esmagada, a noz-moscada, a pimenta-caiena, o sal e a pimenta e cozinhe por mais 1 minuto, mexendo sempre.

8. Adicione o purê de abóbora e o caldo de frango à panela. Deixe ferver, mexendo sempre.

9. Retire o molho do fogo e junte o macarrão. Despeje toda a mistura na assadeira com manteiga. Cubra com mussarela ralada e 2 oz de gorgonzola.

10. Asse, descoberto, por 30 minutos, até que o molho borbulhe nas bordas da panela.

11. Deixe descansar por 15 minutos antes de servir, enquanto você frita o sábio: Derreta a manteiga em uma frigideira em fogo médio. Adicione as folhas de sálvia. Cozinhe, virando a cada poucos segundos, até que o sábio fique escuro, mas não queimado. Cubra a massa de abóbora com as folhas de sálvia e sirva.

Espero que esta receita faça na sua casa o sucesso que fez na minha e todos seus amigos e familiares gostem. Deixe um comentário aqui falando o que você achou da receita e compartilhe com mais pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *