Receita de empanados com chouriço

Receita de empanados com chouriço, pimentão e batata.

Empanadas com uma massa folhada com pimenta, dobrada sobre um rico recheio saboroso de chouriço, pimentão, cebola, alho, feijão preto e batata, e coberta com creme de abacate.

Receita de empanados com chouriço

De certa forma, é estranho que eu goste de assar tanto, porque, com toda a criatividade que oferece, há muitas regras. E seguir as regras não é realmente algo que eu goste. Ou bom.

No cozimento, os ingredientes se reproduzem de tal maneira que podem produzir ou quebrar o resultado final. Alterar a quantidade de ovos e líquidos, obter uma medida incorreta de farinha, açúcar ou a mistura errada de agentes de fermentação pode fazer a diferença entre um bolo alto e maravilhosamente elevado e uma confecção plana e comestível, semelhante a um disco de hóquei na aparência e na textura.

No cozimento, as regras são importantes. As receitas são importantes. As medições são importantes. O que não é de modo algum como eu cozinho. Quando cozinho, uso mais as receitas como diretrizes inspiradoras – quando as uso.

Eu raramente medo alguma coisa e quase nunca acerto um temporizador. Isso significa que, quantas vezes eu cozinho o mesmo prato – sopa de batata, por exemplo – nunca é o mesmo prato duas vezes. Meu marido comentou outro dia que ele comeu mais tipos de sopa de batata do que jamais imaginaria ser possível.

Então, é por isso que eu amo pratos como empanadas.

empanadas deliciosas saudáveis

As empanadas, como sopas e caçarolas, se enquadram em uma categoria de alimentos que oferece infinitas possibilidades e liberdade. Não há regras. As receitas de empanadas devem ser tratadas como diretrizes e sugestões, com ingredientes de enchimento trocados com base no que você tem, no que está na estação e no que você gosta.

As empanadas provavelmente se originaram na espanha, mas você encontrará versões delas em todo o mundo.

Na Argentina, eles costumam ser feitos como aperitivo ou comida para viagem e incluem uma variedade infinita de recheios. Em Belize, eles geralmente são fritos, a massa é feita com masa e cobertos com repolho ou salsa.

No Chile, onde as empanadas são consideradas a comida mais simbólica do país, são tradicionalmente recheadas com um recheio chamado “Pino”, uma mistura de carne moída, cebola, passas, azeitonas e ovos.

As empanadas colombianas se parecem com arepas e geralmente incluem carne e batatas. Você encontrará empanadas na Sicília, onde são recheadas com amêndoas, nozes, chocolate, açúcar, canela, cravo e carne picada.

empanadas são recheadas com chouriço

Essas empanadas são recheadas com chouriço, pimentão, batata e feijão preto, porque foi o que me pareceu bom.

Também é o que eu tinha em mãos. Divulgação completa: Esta receita é mais um resultado das minhas sobras do que um planejamento deliberado. No dia em que fiz isso, eu estava procurando uma maneira de usar um pedaço de chouriço e alguns feijões pretos que sobraram da sopa que eu havia feito alguns dias antes.

Eu também tinha algumas pimentas na gaveta de legumes que estavam chegando ao limite de sua vida útil e alguns abacates que estavam à beira de serem perfeitamente maduros e exagerados.

Então, essas empanadas são o resultado feliz de não querer que todos esses ingredientes deliciosos sejam desperdiçados. E esse é exatamente o meu argumento sobre por que as empanadas são a bomba.

Se você quiser seguir exatamente esta receita, vá em frente. Eles eram realmente deliciosos. A combinação de sabores, texturas e especiarias é aquela que vou usar novamente.

Mas não tenha medo de usar o que você tem à mão no lugar de praticamente qualquer ingrediente aqui. A única coisa que você deve ter cuidado ao fazer empanadas é a umidade do recheio. V

ocê está procurando um recheio que contenha um pouco de umidade, para não ficar muito seco. Mas, se o seu enchimento estiver muito úmido, você terminará com uma crosta empapada.

Transparência completa. novamente.

Eu pretendia incluir um pouco de queijo de pimenta, um ingrediente que só me lembrava quando estava tirando fotos das empanadas totalmente assadas. Mas, eis a questão … Antes de tirar fotos dessas empanadas, sentei-me e comi uma. E nem uma vez eu senti que eles estavam perdendo alguma coisa.

Então, esquecer o queijo foi um acidente feliz. Ou talvez eles tivessem sido ainda melhores com o queijo incluído. Vou deixar para você, caro leitor, decidir se você gostaria de incluir uma pitada de queijo em suas empanadas. Eu recomendo adicionar 1 a 1 1/2 xícaras, mexidas no recheio após esfriar até a temperatura ambiente.

empanadas de chouriço caseiro

Empanadas de chouriço caseiro passo a passo

Empanadas com uma massa folhada com pimenta, dobrada sobre um rico recheio saboroso de chouriço, pimentão, cebola, alho, feijão preto e batata, e coberta com creme de abacate.

INGREDIENTES

Pela massa empanada:

  • 4 xícaras de farinha não branqueada para todos os fins
  • 2 colheres de sopa de açúcar granulado
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de chipotle ou ancho chili em pó
  • 12 colheres de sopa de manteiga fria, cortada em pedaços de 1/2 polegada
  • 1/2 xícara de tequila
  • 1/2 xícara de água gelada
  • 5 colheres de sopa de azeite (para assar)

Para o enchimento empanada:

  • 2 pimentas poblano
  • 3/4 libras de batatas de ouro Yukon
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 170 gramas de chouriço
  • 2 cebolas em cubos
  • 2 pimentões vermelhos, sem sementes e picados
  • 1 1/2 colher de sopa de alho em cubos finos
  • 1 pimenta chipotle em molho adobo, sem sementes e picada
  • 2 colheres de chá de cominho em pó
  • 1 colher de chá de páprica
  • 2 colheres de chá de orégano
  • 1 colher de sopa de chipotle ou ancho chili em pó
  • 1 xícara de feijão preto cozido ou enlatado
  • 1/2 xícara de coentro fresco picado
  • Suco de 1 limão grande
  • Sal e pimenta a gosto

Para o creme de abacate:

  • 2 abacates maduros
  • 1 xícara de creme de leite
  • Suco de 2 limões grandes
  • 1/2 xícara de coentro fresco
  • 1 colher de chá de açúcar granulado
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • Uma ou duas pitadas do seu molho picante favorito, a gosto
  • Sal, a gosto

Modo de preparo

Para a empanada massa:

1.  Adicione 2 xícaras de farinha, açúcar, sal e pimenta em pó à tigela de um processador de alimentos equipado com a lâmina de corte. Pulso algumas vezes apenas para combinar. Adicione a manteiga e o pulso até que a mistura se pareça com a refeição do curso, cerca de cinco pulsos de 1 segundo. Adicione as 2 xícaras restantes de farinha e pulse 3-4 vezes apenas para incorporar.

2. Despeje a mistura em uma tigela grande. Regue a tequila e a água sobre a massa. Misture a massa com as mãos apenas até formar uma massa pegajosa. Se a massa estiver muito seca para unir, polvilhe com água gelada adicional, 1 colher de chá de cada vez.

3. Divida a massa ao meio e depois divida cada metade em 6 partes iguais. Coloque todos os 12 pedaços de massa em um prato, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 45 minutos ou até 2 dias.

Para o enchimento empanada:

1. Ajuste uma grelha no forno para a posição superior e pré-aqueça o frango. Forre uma assadeira com papel alumínio. Coloque as pimentas poblano na assadeira e deixe assar até que o lado voltado para cima fique enegrecido e com bolhas. Use pinças para virar os pimentões e escurecer a pele a toda a volta. Quando tudo estiver preto, retire os pimentos do forno, coloque-os em uma tigela, cubra-os com uma toalha e deixe descansar até esfriar o suficiente para manusear.

2. Encha uma panela de tamanho médio com água, adicione 1 colher de sopa de sal e deixe ferver. Descasque as batatas e pique-as em cubos de 1/4 a 1/2 polegada. Despeje-os na água fervente e cozinhe apenas até que possam ser perfurados com um garfo, cerca de 5 a 7 minutos. Despeje as batatas em uma peneira para escorrer e despeje-as em uma tigela de água fria para interromper o cozimento. Escorra novamente e reserve.

3. Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira grande em fogo médio alto. Crumble o chouriço em pedaços pequenos e adicione ao óleo quente. Refogue até ficar cozido. Retire do óleo com uma escumadeira e deixe escorrer em papel toalha.

4. Abaixe o fogo para médio e adicione a cebola em cubos e o pimentão vermelho na panela. Refogue até que os legumes estejam macios e as cebolas translúcidas. Adicione o alho, pimenta picada em cubos e especiarias. Refogue até perfumado, cerca de 1 minuto a mais.

5. Despeje a mistura de vegetais em uma tigela grande. Adicione o chouriço, batatas, feijão, coentro e suco de limão.

6. Descasque a pele enegrecida das pimentas poblano. Retire as sementes, corte em cubos a polpa e adicione ao recheio da empanada.

7. Mexa para combinar todos os ingredientes de recheio. Prove o recheio e adicione sal e pimenta a gosto. Deixe o recheio esfriar completamente antes de montar as empanadas. Coloque na geladeira para esfriar a mistura mais rapidamente. O recheio também pode ser preparado 2 dias antes e mantido coberto na geladeira.

Monte as empanadas:

1. Para assar todas as 12 empanadas de uma só vez, ajuste as prateleiras do forno para o meio superior e inferior médio. Para assar 6 empanadas de cada vez, ajuste o rack na posição central do forno. Pré-aqueça o forno a 425 graus. (Geralmente, asso 6 por vez, preparando os 6 segundos enquanto os 6 primeiros estão assando.)

2. Prepare duas assadeiras escovando cada uma com 2 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal.

3. Retire a massa da geladeira. Para cada empanada, estenda uma fatia de massa sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada, formando um círculo de 15 cm de espessura. Coloque um recheio de 1/3 xícara no centro da massa. Pincele as bordas da massa com um pouco de água e dobre a massa sobre o recheio. Pressione as bordas com os dedos para selar e, em seguida, prenda as bordas da massa com um garfo.

4. Dependendo de você estar assando todas as 12 empanadas de uma só vez ou apenas 6 de cada vez, coloque as duas assadeiras ou apenas uma das assadeiras no forno por 2 minutos para aquecer o óleo. Pincele as empanadas com o restante do óleo. Retire a assadeira aquecida do forno. Usando uma espátula, coloque cuidadosamente as empanadas na (s) assadeira (s), 6 empanadas por folha.

5. Asse as empanadas até ficarem douradas e crocantes, cerca de 25 a 30 minutos. Se estiver assando duas folhas de cada vez, mude a colocação das folhas pela metade.

6. Deixe esfriar as empanadas em uma gradinha por 10 minutos antes de servir.

Para o creme de abacate:

1. Descasque e semeia os abacates e adicione à tigela de um processador de alimentos equipado com a lâmina de corte junto com o restante dos ingredientes do creme de abacate. Pulso até ficar completamente misturado e macio. Prove e ajuste os temperos e sirva com empanadas.

Esta receita é deliciosa e todos irão gostar. Não esqueça de deixar seu comentário aqui em baixo falando o que achou desta receita. Compartilhe isto com mais pessoas nos grupos do facebook e nos ajude a manter nosso blog sempre online com novas receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *